bannergg
Página principal
Glossário Ecológico
Entrevista
Trilhas da Paraíba
Medicina Verde
Ecologia e Saúde
Espécies em Extinção
Dicas Ecológicas
O lixo em Questão
Arte de Reciclar
Crônicas e Poesias
Geografia Ambiental
Cursos e Congressos
Evite o Desperdício
Denúncia
Artigos
Fale Conosco
Projetos Ambientais

 

 
       Paraíba, 21-Abr-2014
Castração e Adoção PDF Imprimir E-mail

Entrevista com a Veterinária Dra. Manuela Thomas

 


Existem muitas dúvidas sobre a castração e adoção de animais. Resolvemos então fazer uma entrevista com a Veterinária Dra. Manuela Thomas pra tirar estas dúvidas e entender como é o dia a dia de veterinários e voluntários que participam de mutirões de castração e feiras de adoção.

Em Santo Antônio da Patrulha no Rio Grande do Sul as feiras de adoção ocorrem mensalmente. Lá animais de rua que foram resgatados pelo Canil Municipal ficam a disposição para as pessoas os conhecerem e os adotarem. A Dra. Manuela Thomas participa deste projeto como voluntaria e vai nos contar um pouquinho sobre este trabalho.

Entrevista com a Veterinária Dra. Manuela Thomas

Luana Godoi – Como funciona a feira de adoção?

Dra. Manuela Thomas – A feira é realizada para que os animais do Canil Municipal que foram resgatados das ruas sejam doados, mas a sociedade também pode participar da feira, caso tenha filhotes para doar ou ainda que tenha encontrado algum animal próximo a sua casa e não possa ficar com ele.

Os animais passam por algum processo antes de ire para a feira?
Esses animais que são doados na feira passam por castração para que sejam doados prontinhos para um novo dono. Como a maioria deles já é mais de idade, seria difícil doa-los sem a castração. É aí que eu entro. Participo deste projeto castração reservando um dia na semana, isso acontece quinzenalmente, para realizar as castrações. Os procedimentos cirúrgicos acontecem na minha clínica mesmo. Depois esses animais tomam um banho e vão cheirosinhos e saudáveis para a feira, que tem funcionado muito bem!


Quantos animais são castrados por dia?
Normalmente são só fêmeas ou só machos em um dia, chego a realizar de 3 a 4 castrações de fêmeas em uma tarde e os machos chegam a ser de 6 a 7 por tarde. O Canil Municipal paga apenas o material utilizado na cirurgia, como a anestesia e os fios utilizados para costurar a pele e outros tecidos internos.

Você participa de algum outro projeto castração?
Além da feira, também faço um trabalho de doação aqui na minha clínica, esse já faz muito tempo. Funciona da seguinte maneira, quem traz os animais na clínica para serem doados, precisa deixar ração e se tiver possibilidade, ajudar com os custos, mas tem muitas pessoas que não tem condições de ajudar mais. Os animais deixados são desverminados e quem os adota ganha desconto nas vacinas e caso queira fazer a castração cobro só o material. É um trabalho muito legal e que também funciona muito bem.

 


Conte um pouco mais sobre sua dedicação em ajudar os animais
Eu sempre tive vontade de ajudar animais de rua e quando me formei achei que conseguiria fazer tudo que pensava sobre projetos de adoção, castração, vacinação, enfim queria ajudar aqueles animais que não tem ninguém que cuide deles, mas não foi bem assim que aconteceu. Faltou muito apoio aos meus projetos e não tinha como realizá-los sozinha, pois ainda não tinha meu próprio local de trabalho.

Mas assim que consegui abrir minha clínica venho fazendo este trabalho de doação e ajudo aos animais que estão sozinhos e largados pelas ruas. O problema é que quando eu me apego demais aos animais, acabo levando eles pra casa, dos meus atuais 8 animais de estimação, 5 são adotados, 2 gatos e 3 cachorros, mas esta lista já foi maior.

Respeite os animais como você respeita seus pais, seus amigos, irmãos, pois eles são de corpo e alma como nós. E o seu médico veterinário, por sua vez, merece a mesma consideração que o médico da família.

Vamos fazer a diferença?

Independente da sua profissão Manu sempre foi dedicada a ajudar os animais e mostra que todos nós podemos e devemos ajudá-los de alguma forma, seja apoiando alguma feira, adotando algum animal de rua, tentando sensibilizar as pessoas sobre a importância da castração, enfim há inúmeras formas de apoiar essa causa.

E ai vamos fazer a diferença? =))

Entenda: O que é a Castração?


A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. A Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes, podem gerar 64 mil filhotes!! Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles, e que muitas vezes pode ser evitado por meio da informação.

Vantagens da Castração:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos
2) Elimina a Gravidez Psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamentos – e o embaraço gerado com as visitas!;
7) Nas cadelas, elimina a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Para saber mais sobre a castração acesse o site da Arca Brasil

Foto: nrooney / instruso4

Sobre Luana Godoi ( @luanadgodoi )

Luana Godoi

Estudante do curso de Biologia - UNISINOS/RS

Site: - Veja todos os artigos de Luana Godoi

Fonte: Coletivo Verde
19.01.2013

 
Projeto Semeando o Bioma Cerrado
http://www.espacoecologiconoar.com.br/images/banners/projetos.jpg

http://www.espacoecologiconoar.com.br/images/pitoco2.jpg

Carcaça do coco verde

http://www.espacoecologiconoar.com.br/images/pitoco1.jpg

Advertisement
CIMPOR
agua
tecop
Elizabth
Anuncie
 
Feed RSS
 
   

Espaço Ecológico no Ar - Copyright 2006 - Todos Direitos Reservados

MMangueira